PPGED - Programa de Pós-Gradução em Educação

UFRN

Convênios Nacionais

Programa vem construindo uma cultura acadêmica em torno das temáticas de interesse de suas Linhas de Pesquisa mediante a articulação de seus docentes e discentes com grupos de pesquisas de excelência, na região, no país e no exterior. Nesse sentido, docentes e pós-graduandos do Programa têm realizado regularmente missões científicas de cooperação nacional e internacional.

PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA (PROCAD)
O Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD), financiado pela CAPES, constitui-se um campo profícuo de atividades de pesquisa e de docência realizada em colaboração entre grupos de pesquisa de diferentes instituições.


  • 01 - PROJETO: Currículo, trabalho pedagógico e inclusão escolar: produzindo redes de sentidos e significados na perspectiva histórico-cultural

    Coordenação: Prof.ª Dr.ª Márcia Maria Gurgel Ribeiro.
    Instituições participantes:

    • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
    • Universidade de Brasília (UNB)
    • Universidade Federal do Piauí (UFPI).

    Objetivo: O Projeto objetiva investigar como os sentidos e os significados sobre currículo, trabalho pedagógico e inclusão escolar promovem práticas emancipatórias na escola. Propõe a constituição de redes de cooperação que articulem as atividades de estudo e de pesquisa no contexto da pós-graduação da UFPI, da UFRN e da UNB.


  • 02 – PROJETO – TORNAR-SE UNIVERSITÁRIO: do lugar, do sentido e do percurso do Ensino Médio e da Educação Superior.

    Coordenação: Prof.ª Dr.ª Betania Leite Ramalho
    Instituições participantes:

    • Universidade do Estado da Bahia
    • Universidade Federal do Ceará
    • Universidade Federal de Sergipe
    Objetivo: O projeto apresenta uma proposta de criação de rede de estudos sobre a universidade pública inclusiva e a cultura universitária. É uma parceria que vem possibilitando o desenvolvimento de estudos e atividades de pesquisa sobre a Universidade Pública Brasileira, no contexto da Região Nordeste, na qual os problemas os problemas sociais e educacionais são expressão de históricas desigualdades, com repercussões graves na qualidade da educação e no acesso da grande maioria da população aos estudos universitários.


  • 03 - PROJETO: Pesquisa (auto) biográfica: docência, formação e profissionalização.

    Coordenação (UFRN): Prof.ª Dr.ª Maria da Conceição F. B. S. Passeggi. Instituições participantes:

    • Universidade de São Paulo – Faculdade de Educação
    • Universidade do Estado da Bahia

Revista Educação em Questão

A Revista Educação em Questão, editada desde 1987, nasceu da iniciativa de professores do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), quando o Mestrado em Educação, instalado em 1978, completou nove anos formando mestres nas ...

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