PPGED - Programa de Pós-Gradução em Educação

UFRN

Linhas de Pesquisas


  • EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES


    PROFESSORES PESQUISADORES:
    Débora Regina de Paula Nunes, Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo, Jefferson Fernandes Alves, Lúcia de Araújo Ramos Martins, Luzia Guacira dos Santos Silva, e Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães..

    Investiga temáticas relacionadas às políticas, à formação docente e às práticas pedagógicas nos diversos niveis e contextos educacionais, relativos à Educação especial e inclusiva de pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento.


  • EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS


    PROFESSORES PESQUISADORES:
    André Ferrer Pinto Martins, Bernadete Barbosa Morey, Claudianny Amorim Noronha, Iran Abreu Mendes e John Andrew Fossa..

    Investiga questões relacionadas à História da Matemática e seu uso como um instrumento pedagógico; a Etnomatemática e a Formação de Professores. Busca entender a dinâmica interna do conhecimento matemático e seu desenvolvimento, a dialética da matemática com outros aspetos da cultura em que está inserida (especialmente as ciências, a filosofia e as artes) e como esses elementos se refletem nas instituições pedagógicas. Preocupa-se com a relação entre a epistemologia científica e o processo de ensino aprendizagem das ciências naturais, nos diversos níveis de ensino. Compreende a ciência como cultura e investiga tanto o contexto histórico e filosófico da produção da ciência quanto o contexto atual das relações entre o conhecimento científico estabelecido e sua inserção social e escolar.


  • EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E FORMAÇÃO DO LEITOR


    PROFESSORES PESQUISADORES:
    Alessandra Cardozo de Freitas, Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade, Marcos Antonio de Carvalho Lopes, Maria das Graças Pinto Coelho, Marly Amarilha..

     

    Desenvolve estudos e pesquisas relacionados com linguagens: Português – língua materna; francês – língua estrangeira; literatura; meios de comunicação, inclusive os de suporte tecnológico. Investiga a produção, compreensão e recepção dos aspectos lingüísticos, cognitivos e interativos subjacentes à formação do leitor desses suportes considerando suas especificidades e seus usos educativos.


  • ESTRATÉGIAS DE PENSAMENTO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO


    PROFESSORES PESQUISADORES:
    Ana Lúcia Assunção Aragão, José Pereira de Melo, Karenine de Oliveira Porpino, Maria da Conceição de Almeida, Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco, Terezinha Petrúcia da Nóbrega, Wani Fernandes Pereira Fernandes..

    Investiga a construção do conhecimento em suas dimensões cognitiva e cultural, coletivas e individuais. Discute estratégias cognitivas do pensar-fazer a educação, a partir dos domínios da corporeidade, da imersão do sujeito no processo educativo e da relação entre movimentos sociais e educação, priorizando a perspectiva transdiciplinar. Tem como Referência a relação tradição e ciência, privilegia as abordagens transversais como complexidade, ensino problematizado, corpo e corporeidade, diálogo e ética na ciência.


  • FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE


    PROFESSORES PESQUISADORES:
    Betania Leite Ramalho, Erika dos Reis Gusmão Andrade, Isauro Beltrán Nuñez, Maria do Rosário de Fátima de Carvalho e Moisés Domingos Sobrinho..

    Pesquisa sobre o docente, sua prática, os processos formativos inicial e continuado de professores e seu desenvolvimento sócio-profissional. Privilegia as abordagens teórico-metodológicas que tomam como eixo a profissionalização docente, as atividades de linguagens e os processos psicossociais subjacentes à mediação, aquisição e produção de conhecimentos em contextos educacionais. Centra-se em três eixos: processos de profissionalização da docência; os sistemas sócio-culturais de representação e a narrativa autobiográfica no processo de formação; identidade e representação social.


  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, PRÁTICAS SÓCIO EDUCATIVAS E USOS DA LINGUAG


    PROFESSORES PESQUISADORES:
    Antônio Basílio Thomaz Novaes de Menezes, José Willington Germano, Maria Arisnete Câmara de Morais, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi, Maria Inês Sucupira Stamatto, Marlúcia Menezes de Paiva, Marta Maria de Araújo, Tatyana Mabel Nobre Barbosa e Walter Pinheiro Barbosa Júnior..

    As investigações desta Linha de Pesquisa articulam-se mediante três vertentes de cunho teórico-metodológico. Primeira: pesquisas em história da educação relacionadas à cultura escolar, literária, material, religiosa, a gênero e filosofia. Segunda: pesquisas sócio-históricas com fontes biográficas e autobiográficas, suas tradições discursivas como práticas de formação, ao longo da vida, e da educação de jovens e adultos. Terceira: pesquisas interacionistas e sócio-discursivas sobre a linguagem como objeto de ensino e de aprendizagem em contextos escolares e informais.


  • POLÍTICA E PRÁXIS DA EDUCAÇÃO


    PROFESSORES PESQUISADORES:
    Antonio Cabral Neto, Alda Maria Duarte Araújo Castro, Dante Henrique Moura, Luciane Terra Garcia dos Santos, Magna França e Maria Aparecida de Queiroz..

     

    Investiga temáticas relacionadas às políticas educacionais, numa perspectiva crítica e contextualizada. Contempla os eixos: políticas e experiências educacionais, educação e ensino municipal e rural; políticas de formação docente, financiamento e gestão educacional.


  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRÍCULO


    PROFESSORES PESQUISADORES:
    Adir Luiz Ferreira, Denise Maria de Carvalho Lopes, Edmilson Ferreira Pires, Francisco Cláudio Soares Júnior, Francisca Lacerda de Góis, Francisco de Assis Pereira, João Maria Valença de Andrade, Márcia Maria Gurgel Ribeiro, Maria Inês Sucupira Stamatto, Maria Estela Costa Holanda Campelo, Maria Salonilde Ferreira, Neide Varela Santiago, Rosa Aparecida Pinheiro e Rosália de Fátima e Silva..

    Investiga práticas pedagógicas e propostas curriculares para a educação de crianças, jovens e adultos; processos de formação inicial e continuada de educadores nas instituições educativas; processos de ensino-aprendizagem nas ciências sociais e humanas; fundamentos e prática da educação inclusiva e a elaboração de conceitos científicos na abordagem sócio-histórica.

Revista Educação em Questão

A Revista Educação em Questão, editada desde 1987, nasceu da iniciativa de professores do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), quando o Mestrado em Educação, instalado em 1978, completou nove anos formando mestres nas ...

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