Data: 08/08/2017

[EVENTO] I Congresso de Estudos da Infância - Diálogos Contemporâneos

Por vezes o cenário da educação é acometido por tempos difíceis, feito de manobra indignas e depreciações pelos poderes. Para escapar a isto é preciso produzir conhecimento crítico que indague o cotidiano e provoque reflexões e participações ativas. É no espaço da universidade que esse conhecimento comprometido e rigoroso é produzido com compromisso e paixão. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) se destaca nisto ao longo de mais de seis décadas de existência.
Foi na UERJ, há 12 anos, que nasceu o primeiro e ainda único departamento acadêmico brasileiro de “estudos da infância” (DEDI), que explora este complexo campo a partir de um trabalho em 3 áreas: estudos interdisciplinares da infância; a infância, as instituições e os movimentos sociais - cultura e políticas públicas -; e a educação infantil. Somada à produção acadêmica realizada no Brasil e no mundo, os estudos da infância ganharam visibilidade e notoriedade, repercutindo sobremaneira nas políticas, na cultura, na sociedade e na economia. Apesar disso, são escassos os encontros acadêmicos que permitem dar a conhecer e intercambiar a produção da área.

O I Congresso de Estudos da Infância (CEI) vem contribuir nesse sentido. A proposta do evento é garantir um maior e melhor aproveitamento de esforços de pesquisa, possibilitando divulgação e conexões de saberes e práticas de investigação. Em uma perspectiva de pesquisa, formação e extensão, pretende-se fomentar o debate e oferecer contribuições teóricas importantes para os estudos da infância.

Mais informações no site do evento: https://ceiuerj.wixsite.com/estudosdainfancia