PPGED - Programa de Pós-Gradução em Educação

UFRN

Noticias

Data: 31/08/2018

I COLÓQUIO DE PESQUISA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS

CATEGORIA: evento


O evento científico intitulado "I Colóquio de Pesquisa em Políticas Educacionais: a construção do conhecimento em educação" é promovido pelo Laboratório de Políticas Educacionais e pela Linha de Pesquisa Políticas e Práxis Educativa do  Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Educação e integra as comemorações dos 40 anos do Programa de Pós-graduação. 

O evento será realizado nos dias 04 a 06 de setembro de 2018 e tem como objetivo geral contribuir para a elaboração e consolidação de dissertações e teses desenvolvidas no âmbito das políticas educacionais em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação/CE.

Disponível neste LINK, o Local de Apresentação dos Projetos do I Colóquio de Pesquisa Em Políticas Educacionais: A Construção do Conhecimento em Educação 2018.

 

O evento se caracteriza como uma oportunidade de agregar investigadores nacionais e internacionais, graduandos e pós-graduandos em torno da temática política educacional e tem como objetivos específicos:

a) discutir diferentes tipos de abordagens metodológicas do campo da pesquisa educacional;

b) debater os resultados da pesquisa da área da política educacional realizadas no âmbito do Centro de Educação;

c) socializar as pesquisas desenvolvidas no âmbito CE;

d) consolidar a inserção internacional do PPGEd por meio da integração de pesquisadores locais com estrangeiros no campo da pesquisa educacional.  

O Colóquio dará visibilidade às atividades de pesquisa educacional desenvolvidas nas diversas Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação, bem como permitirá a integração de pesquisadores, pós-graduandos e graduandos que têm interesse na temática, visando a melhoria da qualidade da Pós-graduação em articulação com a graduação, possibilitando a consolidação do  Conceito 5 (cinco) da CAPES).  

A sua realização justifica-se, ainda, por considerar as grandes modificações ocorridas na política educacional brasileira na atualidade e as novas diretrizes que estão postas para a implementação dessas políticas no âmbito da educação.

Dessa forma se faz necessário que os pesquisadores se debrucem sobre essa temática para analisá-la em profundidade, acompanhando as orientações e monitorando a sua implementação. A presença de pesquisadores internacionais, além de contribuir para o melhor desenvolvimento das dissertações e teses do PPGEd, consolida o processo de internacionalização do PPGEd, fundamental para a sua avaliação.  

O Colóquio pretende também  contribuir com a formação de pesquisadores em nível de pós-graduação stricto sensu do Programa de Pós-Graduação em Educação do CE, uma vez que possibilita a participação de alunos do Curso de Mestrado e do Curso de Doutorado  com as comunicações de suas pesquisas ainda em andamento.O evento também  contribui para o ensino da graduação por meio de uma série de atividades, especialmente: introdução dos estudantes de graduação com a pesquisa, preparação de trabalhos científicos, coordenados e assessorados pelos orientadores, para serem apresentados no evento.  Além disso, contribui para manter e ampliar as redes de informações entre grupos de pesquisa (nacionais e internacionais) que desenvolvam ações no campo da política educacional. 

No referido evento as grandes atividades (conferências e mesas de socialização de pesquisa) são abertas, com direito a certificado de participação de todos (integrantes ou não do Centro de Educação).  

Professora Responsável pela Ação: ALDA MARIA DUARTE ARAÚJO CASTRO

E-mail do Responsável: aldacastro01@hotmail.com  

 

 

Revista Educação em Questão

A Revista Educação em Questão, editada desde 1987, nasceu da iniciativa de professores do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), quando o Mestrado em Educação, instalado em 1978, completou nove anos formando mestres nas ...

Conheça o projeto